Quatro urgências de Ginecologia e Obstetrícias fechadas no sábado e cinco no domingo

Autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contactar a Linha SNS24 para receber orientação adequada.

19 de dezembro de 2025 às 10:42
Grávidas Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Quatro serviços de urgência hospitalares de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerrados no sábado, subindo para cinco no domingo, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde.

De acordo com as Escalas de Urgência do SNS, consultadas pela agência Lusa às 09:45, está previsto o fecho no fim de semana da urgência de Obstetrícia do Hospital de Portimão e do encerramento da urgência de Ginecologia no Hospital de Vila Franca de Xira.

Pub

Prevê-se também o fecho das urgências de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital São Bernardo, em Setúbal, e do Hospital das Caldas da Rainha (distrito de Leiria).

No domingo, a situação piora com o encerramento da urgência destas especialidades no Hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro.

Segundo o Portal do SNS, as urgências de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, e do Hospital Santo André, em Leiria, vão estar condicionadas no fim de semana, recebendo apenas casos de urgência internos ou referenciados pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM.

Pub

A urgência destas especialidades também vai estar condicionada no Hospital de Braga no domingo, entre as 00h00 e as 08h00, que apenas atenderá casos de urgência internos ou referenciados pelo INEM ou pela linha SNS 24.

Durante o fim de semana, a urgência pediátrica do Hospital Vila Franca de Xira também terá constrangimentos, recebendo apenas casos de urgência internos ou referenciados pelo INEM, o mesmo acontecendo no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, entre as 00h00 e as 09h00 e as 21h00 e as 24h00.

Os constrangimentos dos serviços de urgência devem-se, sobretudo, à falta de médicos especialistas para assegurarem as escalas de urgência.

Pub

As autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24) para receber orientação adequada.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar