Quer ver o pico de uma chuva de estrelas? Registe este dia na agenda
Com céu estrelado, no seu máximo podem ser avistados 90 meteoros por hora.
Uma chuva de estrelas atinge o seu máximo a 12 deste mês, pelo que com céu estrelado e fraca iluminação urbana é possível avistar até cerca de 90 meteoros por hora.
As chamadas Perseidas estão ativas desde 17 do último mês e serão visíveis até 24. É um fenómeno que ocorre todos os anos, por esta época, sucedendo às Alpha Capricórnio e a Delta Aquáridas que foram visíveis no último mês e antecedem as Dracónidas que terão o pico de visibilidade a 8 e 9 de outubro. Uma chuva de estrelas resulta da aproximação da Terra aos fragmentos que acompanham um cometa na sua deslocação.
Estes pequenos fragmentos atingem um brilho intenso ao incendiar-se quando penetram na atmosfera da Terra. O melhor período para a observação é entre as 22h00 e as 04h00, caso o céu não esteja nublado, o que retira a visibilidade. A observação da poeira de estrelas cadentes desperta grande interesse da população pelo que estão já esgotadas as 75 inscrições no Geoscope - Observatório Astronómico de Fajão, no concelho da Pampilhosa da Serra. Com entrada livre, a observação é dia 11 a partir das 22h00.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt