Quinhentos psicólogos vão renovar contrato por mais um ano nas escolas
Ministério anuncia ainda renovação com terapeutas da fala e assistentes sociais.
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) anunciou que vai renovar contrato por mais um ano com os técnicos especializados para outras funções (TEOF) em contexto escolar, categoria que inclui “psicólogos, terapeutas da fala, assistentes sociais, educadores sociais, entre outros”. Nos casos em que os técnicos optarem por não continuar, serão contratados substitutos.
O número de técnicos que vai continuar não foi revelado pelo Governo, mas a Ordem dos Psicólogos Portugueses garante que serão abrangidos mais de meio milhar. “Estavam em situação de precariedade bastante mais de 500 psicólogos, e saudamos a sua permanência nas escolas. É também essencial que haja um processo de integração nos quadros promotor de mais estabilidade”, afirmou ao CM o bastonário Francisco Rodrigues, lembrando que o Governo já anunciou a intenção de criar uma carreira para os psicólogos escolares.
Filinto Lima, da associação de diretores (Andaep), diz que “é preciso perceber se há escolas que precisam de mais técnicos do que tinham o ano passado” e também defende a sua “entrada nos quadros”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt