Raposas estão a viver na praia de Cabanas
Terão aproveitado maré vazia para chegar ao areal da ilha, onde têm sido avistados.
Duas raposas têm sido avistadas no areal de Cabanas de Tavira. Os animais parecem ter fome e sede e um aparenta estar doente, o que levou a vários alertas para as autoridades mas, até agora, têm escapado à capturada.
Os animais terão chegado à praia, na ilha com o mesmo nome, aproveitando a maré vazia, não se sabe ao certo desde quando.
"Eu tive conhecimento há cerca de uma semana", disse ao CM Pedro Palma, da Capitania do Porto de Tavira. Mas o partido PAN garante que, a 22 de setembro, enviou "um pedido de intervenção" ao Serviço de Proteção a Natureza e Ambiente da GNR para que fosse retirada uma raposa, que tinha sido avistada na praia.
Segundo o PAN, o animal, que já apresentava "sinais de sarna", continua em Cabanas, "em situação cada vez mais precária".
Com esta raposa, denunciada pelo PAN, encontra-se outra, segundo testemunhos, saudável. No entanto, os dois animais são jovens e há relatos de que se têm aproximado das pessoas a pedir comida.
Ontem o RIAS - Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, Olhão, apelou a que as raposas não sejam alimentadas e a que o contacto seja evitado, para segurança de pessoas e animais, adiantando que estão a ser feitos esforços para a captura.
A operação é da responsabilidade do Parque Natural da Ria Formosa.
O CM contactou o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, responsável pelo parque, mas não obteve resposta.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt