Restaurante abre falência nas férias dos trabalhadores

Chef Luís Portugal, distinguido pelo guia Michelin, é funcionário da Tasca do Zé Tuga e do restaurante Lazaru's.

05 de outubro de 2025 às 01:30
Luís Quissak e Antonica Manuel, dois dos funcionários que ficaram sem emprego Foto: DR
Partilhar

Doze funcionários dos restaurantes Zé Tuga e Lazaru’s, em Bragança, ficaram sem emprego no regresso das férias. Foi-lhes dito por e-mail que uma das empresas responsáveis pelos espaços entrou em insolvência. O Zé Tuga já fechou mesmo as portas e há salário por pagar do mês de setembro.

Entre os funcionários dispensados, está Luís Portugal, chef brigantino reconhecido pelo guia Michelin, que confirmou a situação ao CM.

Pub

“Para nós foi uma surpresa e agora não temos respostas, aliás a administração foge de nós”, contou Luís Quissak, cozinheiro. “Num comunicado que nos enviaram nas férias falam em condição financeira inviável, mas eu e os restantes lesados fomos à ACT [Autoridade para as Condições do Trabalho] e ao Tribunal do Trabalho e o que nos disseram foi que esse processo não está em andamento, não existe”.

Alguns funcionários já estão a passar por dificuldades, como é o caso de Antonica Manuel, ajudante de cozinha. “Tenho três filhos em Angola, que estão à espera que lhes envie dinheiro, e cá tenho contas para pagar”. Emocionada, explica que tem medo do futuro. “Ontem nem jantei e começa a ficar difícil porque sem a situação resolvida aqui nem sei se posso procurar outro emprego”.

Marcel Silveira, proprietário da empresa LP Tugas Lda e MR Silveira Lda, remeteu esclarecimentos para o departamento jurídico que não respondeu ao CM.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar