Restauro mostra nova Santa

Imagem pode datar do século XVII. Senhora da Penha sai à rua este domingo.

09 de setembro de 2017 às 09:06
Imagem da Senhora da Penha Foto: CMTV
Imagem da Senhora da Penha Foto: CMTV
Imagem da Senhora da Penha Foto: CMTV

1/3

Partilhar

A imagem da Senhora da Penha, em Guimarães, tem afinal mais de 200 anos. A descoberta foi feita recentemente pelos técnicos responsáveis pelo restauro da imagem que amanhã vai sair à rua para a tradicional peregrinação ao Santuário da Penha.

"Ficámos surpreendidos e agora queremos que se investigue até ao fim, para sabermos com exatidão toda a história desta imagem que é lindíssima", explicou ao CM Roriz Mendes, juiz da Irmandade da Penha, que admite que a imagem possa ter de ser entregue a um museu de arte sacra, tendo em conta o valor acrescido que pode passar a ter com esta descoberta.

Pub

Em 1939, um incêndio, no altar-mor da igreja, danificou bastante todo o espólio. O restauro realizado cobriu com outra tinta a técnica original da imagem, que inclui folhas de ouro e pode recuar até ao século XVII.

"Os nossos antigos fixaram a origem da imagem em 1947, mas estes novos dados podem inclusivamente revelar que podemos ter mais imagens, da mesma altura, e que também são mais antigas do que se sabia até agora", explicou o responsável. Depois da peregrinação amanhã, a Senhora da Penha regressa ao estúdio para trabalhos de restauro e estudo, que podem durar um ano.

PORMENORES

Pub

Técnica antiga

Especialistas rasparam duas janelas na imagem da Senhora da Penha e descobriram que debaixo da atual camada de tinta havia outra pintura colocada com outra técnica, utilizada há mais de três séculos.

Compra após morte

Pub

Técnicos descobriram que a imagem foi comprada num lote que foi vendido depois da morte da última freira do Convento de Santa Clara, em Guimarães.

Réplica exposta

A imagem da Senhora da Penha andou em peregrinação pelas paróquias do arciprestado de Guimarães e desde maio que foi entregue para restauro. A Irmandade mandou fazer uma réplica que tem estado em exposição para os fiéis.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar