Retoma da economia não trava emigração

Dados de 17 países dão conta que o Reino Unido mantém-se como o destino preferido dos portugueses.

12 de julho de 2017 às 09:16
Observatório da Emigração, Reino Unido, Instituto Nacional de Estatística, OCDE, Suíça, França, Alemanha, Espanha, Holanda, País, questões sociais, demografia, política, emigrantes Foto: Direitos Reservados
Partilhar

A retoma económica verificada desde meados de 2015 não abrandou o ritmo da emigração, atingindo ainda valores muito próximos dos verificados antes da chegada da troika em 2011. Conhecidos agora os dados da emigração referentes a 17 países, verifica-se que no seu conjunto atraíram, em 2016, 55 222 portugueses: uma ligeira redução face aos 56 769 que partiram no ano anterior.

O Reino Unido lidera, tendo sido o destino para 30 mil emigrantes, embora seja um valor inferior a 2015. O segundo posto é ocupado pela Alemanha, com a entrada de cerca de oito mil portugueses. A lista elaborada pelo Observatório da Emigração não contempla, contudo, os dados referentes a França e Suíça de 2016. Em 2015, porém, estes dois países surgiam depois do Reino Unido como os mais representativos. Para a França partiram nesse ano mais 11 600 portugueses e para a Suíça 12 600, segundo os dados da OCDE.

Pub

Conforme o organismo de estatística espanhol, o país vizinho foi o que registou o maior aumento de portugueses: foram mais de 1000 num ano a entrar em Espanha. A Holanda é outro dos destinos que em 2016 recebeu mais portugueses: +101.

Os dados do Instituto Nacional de Estatística dão conta de 97 mil emigrantes em 2016, quando em 2015 saíram do País mais de 101 mil portugueses.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar