Rio Alviela fustigado com atentados ambientais diários

Moradores de Pernes acordaram novamente com um cheiro nauseabundo no ar e o leito do Alviela carregado de uma espuma castanha.

03 de fevereiro de 2026 às 12:44
Rio Alviela Foto: Direitos reservados
Rio Alviela Foto: Direitos reservados

1/2

Partilhar

O rio Alviela tem sido fustigado diariamente com descargas poluentes muito intensas desde a semana passada, altura em que começaram as chuvas mais intensas provocadas pela depressão meteorológica que têm afetado Portugal.

Esta terça-feira, 3 de fevereiro, os moradores de Pernes, no concelho de Santarém, acordaram novamente com um cheiro nauseabundo no ar e o leito do Alviela carregado de uma espuma castanha a correr para jusante, em direção à foz, em Vale de Figueira, onde desagua no Rio Tejo.

Pub

No vídeo, da autoria de Edgar Pinto, residente na vila e ativista pela despoluição do Alviela, é possível perceber que os dejetos são de origem animal pelo aspeto acastanhado da água, e que terão sido despejados à socapa para o rio por uma das sete pecuárias e suiniculturas que laboram entre Pernes e a aldeia de Vaqueiros, a montante.

“A sina repete-se cada vez que chove com maior intensidade, porque aumentam também as descargas poluentes no rio”, constata Stany Gonçalves, outro residente na vila que também denunciou estes últimos atentados ambientais.

Mas, nos últimos dias, o rio tem também sido flagelado com descargas poluentes de origem química, provenientes da indústria dos curtumes ou vindas mesmo da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Alcanena, segundo relatam os populares.

Pub

Apesar das queixas apresentadas junto do Serviço Especial de Proteção da Natureza (SEPNA) da GNR, os populares têm lamentado também a atuação deste organismo, que só aceita participações via telefone em horário de expediente, das 9 às 17 horas, e, muitas vezes, desloca-se aos locais várias horas ou mesmo dias depois de terem sido reportados focos de poluição.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar