Romeu Francês livre da cadeia

Causídico só foi condenado em três dos processos, e nunca a prisão efetiva. Romeu Francês quer ver revogada expulsão da Ordem dos Advogados

23 de maio de 2013 às 01:00
Partilhar

O advogado Romeu Francês está desde anteontem livre dos 21 processos judiciais de burla, abuso de confiança e fraude fiscal que sobre ele pendiam desde 2007. O causídico recebeu o último despacho de arquivamento, tendo sido condenado em apenas três dos processos, livrando-se sempre a penas de cadeia efetiva.

Romeu Francês, de 63 anos, só esteve detido 48 horas. Há exatamente seis anos (23 de maio de 2007), foi detido pela PSP de Lisboa por suspeitas de burlas (qualificadas e simples) a clientes. A investigação recolheu provas que o ligavam à apropriação indevida de bens monetários e imóveis dos clientes. Os agentes suspeitavam de que Romeu Francês pedia procurações a clientes, em prisão preventiva, para depois vender os bens dos mesmos, apropriando-se dos proveitos monetários. Presente a juiz, ficou sujeito a apresentações nas autoridades.

Pub

Com processos mediáticos no currículo (FP-25 e Universidade Moderna), o advogado deixou de exercer. Acusado por 21 vezes de crimes de burla, falsificação, abuso de confiança e fraude fiscal aplicada à Segurança Social, Romeu Francês teve sortes diferentes nos processos. Em onze deles não foi a julgamento, tendo as acusações sido arquivadas. Requereu abertura de instrução noutros três processos, conseguindo despachos de não pronúncia.

Já em tribunal, foi absolvido cinco vezes, e condenado a uma pena de multa. Recebeu apenas duas condenações a penas de prisão, ambas suspensas na sua execução.

Livre de todos os processos que lhe foram movidos com base em denúncias dos clientes, Romeu Francês disse ontem ao CM que vai agora avançar na Ordem dos Advogados (OA) com um "pedido de revisão da ordem de expulsão", que tinha sido decretada em 2011. "Espero, até ao final deste ano, poder voltar a exercer advocacia, algo que já não faço há seis anos e meio", referiu.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar