Rua de Camões no Porto com sentido de trânsito alterado durante três semanas
Alteração deve-se a obras em artérias adjacentes orçadas em 2,9 milhões de euros
A Rua de Camões, no centro do Porto, vai sofrer várias alterações no sentido de trânsito durante três semanas devido a obras em artérias adjacentes orçadas em 2,9 milhões de euros, anunciou esta quarta-feira o município.
Até ao dia 23 de fevereiro, "além do estreitamento de via, lado nascente, entre os números 418 e 440, será estabelecido o sentido único norte - sul na Rua de Camões, entre as ruas do Dr. Alfredo Magalhães e do Paraíso", informou a Câmara do Porto no seu 'site'.
Em causa está o "redesenho da infraestrutura viária" na Travessa da Regeneração e nas ruas das Musas, de Raúl de Dória, da Fábrica Social, da Bela da Fontinha e do Alto da Fontinha, uma intervenção no valor de 2,9 milhões de euros no âmbito do programa Rua Direita que vai criar "perfis de via partilhadas" para priorizar o modo suave de transportes.
"Além da substituição do pavimento, está prevista, também, a intervenção ao nível das infraestruturas no subsolo, como a substituição das infraestruturas elétricas, hidráulicas e de telecomunicações", especificou a autarquia, que acrescentou que será ainda substituída a rede de iluminação pública e reforçada a rede de combate a incêndio.
O município explica que os veículos que pretendam deslocar-se de sul para norte (da zona da estação de metro da Trindade para o Hospital de Santa Maria) "poderão fazer o desvio pela Rua do Dr. Alfredo Magalhães, virar na Rua João das Regras e seguir pelas ruas da Regeneração e do Paraíso até, novamente, à Rua de Camões".
Rua Direita é um programa municipal de reabilitação profunda da rede fina de espaços públicos da cidade que, durante décadas, não receberam qualquer intervenção.
Segundo a autarquia, o programa tem como objetivo devolver condições de circulação e de fruição ao espaço público de zonas há muito tempo esquecidas.
Geograficamente abrangente, o programa Rua Direita localiza-se em todo o território da cidade, contemplando, além de espaços públicos, antigos caminhos rurais, áreas urbanas em transformação e ruas degradadas em tecido consolidado.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt