Sé de Vila Real vai ter órgão com 2.000 tubos
Colocação concluída até meados de 2016.
Um órgão com mais de dois mil tubos e que vai custar 582 mil euros está a ser instalado na Sé de Vila Real, prevendo-se que a sua colocação esteja concluída até meados de 2016.
Segundo informou a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), na Sé Catedral de Vila Real estão a decorrer os trabalhos para a instalação de um novo órgão de tubos sinfónico, procedendo-se, nesta altura, à colocação da plataforma onde será instalado o instrumento.
Trata-se de uma peça de arte que será "única no país" e vai ocupar uma das fachadas internas da Sé de Vila Real. O órgão possui quatro teclados e 33 registos para um total de 2.180 tubos.
O contrato de aquisição foi assinado em novembro de 2014, em Vila Real, entre a Fábrica da Igreja Paroquial da Sé -- São Dinis e a empresa italiana "Famiglia Vincenzo Mascioni, SRL".
Na altura, o bispo de Vila Real, Amândio Tomás, afirmou tratar-se de "uma peça única". "Um órgão de tubos é o príncipe dos instrumentos litúrgicos, e, por isso, é uma mais-valia para a catedral, para a diocese e toda a região", salientou o responsável local pela igreja católica.
O custo total deste equipamento é de 582 mil euros, dos quais cerca de 408 mil euros são comparticipados por fundos comunitários.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt