Seguro acompanha situação do mau tempo, lamenta mortes e pondera visitar zonas afetadas

Candidato presidencial estará "a ponderar" visitar algumas zonas afetas.

28 de janeiro de 2026 às 15:55
António José Seguro Foto: Direitos Reservados
Partilhar

O candidato presidencial António José Seguro lamentou esta terça-feira as mortes na sequência do mau tempo e disse estar a acompanhar a situação junto de alguns presidentes de câmara, ponderando adaptar a agenda nos próximos dias para visitar zonas afetadas.

"Não sendo Presidente, sendo candidato a Presidente da República, tenho seguido com atenção o que está a acontecer no país e já falei com alguns presidentes de Câmara das regiões mais afetadas. Eu expresso as minhas condolências às famílias das vítimas", disse Seguro aos jornalistas à margem de uma ação de campanha com personalidades da Cultura, em Lisboa.

Pub

Questionado sobre a possibilidade de adaptar a campanha para ir visitar alguns dos locais afetados, o candidato mais votado na primeira volta das presidenciais disse que estava "a ponderar".

Seguro defendeu que a responsabilidade de um Presidente da República "é acompanhar ao minuto, ao segundo, diria mesmo, esta situação e pôr-se à disposição para poder ajudar a contribuir para que de facto exista uma rápida regularização da situação".

Pub

Questionado se isso deverá feito de forma discreta, o candidato apoiado pelo PS respondeu: "o país tem um sistema de proteção civil articulado que responde a estas situações e, tanto quanto eu sei, esse sistema está a funcionar".

A passagem da depressão Kristin pelo continente português provocou até ao momento cinco mortes.

Pub

Em causa estão uma vítima mortal no concelho de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, três no concelho de Leiria e uma mulher de 83 anos em Silves.

O esclarecimento surge depois de o município de Leiria ter indicado o registo de dois mortos diretamente relacionados com o impacto do mau tempo e referido a existência de mais duas vítimas mortais no concelho devido a paragens cardiorrespiratórias. A ligação destes dois casos com o mau tempo estava ainda a ser averiguada.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar