Sem-abrigo de Lisboa recebem roupas quentes e tratamentos médicos em festa de Natal
No evento, os convidados podiam ainda ir ao oftalmologista e, caso fosse necessário, recebem uns óculos.
Consultas médicas, tratamentos dentários e serviços de higiene estiveram hoje disponíveis na festa de Natal da Comunidade Vida e Paz, que abriu portas a pessoas em situação de sem-abrigo e vulnerabilidade social na Cantina da Cidade Universitária de Lisboa.
O primeiro dia da 37.ºfesta de Natal da associação serviu também para distribuir refeições e roupas quentes às cerca das 500 pessoas presentes.
"Grande parte destas pessoas, ao longo do ano, às vezes nem sequer se dirigem a serviços de saúde, porque muitas também estão em situação irregular e não têm, portanto, essa facilidade de poderem ser atendidas", disse à Lusa a diretora-geral da Comunidade Vida e Paz, Renata Alves.
Na festa de Natal da Comunidade Vida e Paz, que vai decorrer até domingo, na Cantina da Cidade Universitária de Lisboa, entre as 10:00 as 22:00, estiveram presentes convidados de várias nacionalidades e de todas as idades, inclusive bebés e crianças com pais ou famílias em situação de vulnerabilidade social, que associação também apoia.
A saúde foi uma das áreas mais requisitadas, onde as pessoas em situação de sem-abrigo e vulnerabilidade social realizaram consultas médicas e vários rastreios, como foi o caso de Adíven Lopes, com 29 anos, que aproveitou e tomou a vacina da gripe e da covid-19.
"Recebi o serviço de medicina dentária e amanhã vou estar aqui outra vez", acrescentou Adíven Lopes, que esteve em situação de sem-abrigo durante seis meses este ano e está em recuperação de dependências, indicando que os tratamentos que recebeu já são uma grande ajuda e que vão contribuir muito para o seu Natal.
No evento, onde era possível ouvir um alegre som do convívio, os convidados podiam ainda ir ao oftalmologista e, caso fosse necessário, recebem uns óculos.
Os serviços de higiene foram também muito procurados, sendo possível tomar banho, ir ao cabeleiro e à esteticista.
Em situação de sem-abrigo e a viver numa casa abandonada, Carina Teixeira, 32 anos, foi uma das utilizadoras deste espaço e confessou à Lusa estar a gostar da festa.
Carina Teixeira, que recebeu calças, camisolas, meias e roupa interior, frisou que as peças de roupa vão dar jeito para o frio.
Mais de 1.000 peças de roupa foram distribuídas noutra zona bastante movimentada, a do vestuário, que funciona como uma loja onde os convidados podem escolher o que levar.
De acordo com os voluntários da associação, a roupa interior, o calçado e os cintos são as peças que mais fazem falta.
As roupas dadas aos convidados foram doadas à Comunidade Vida e Paz durante o ano inteiro.
Na festa, os convidados podem igualmente fazer o cartão de cidadão e tratar de outros documentos, bem como ler jornais, jogar jogos, ver televisão e ir até à "sala de cinema" no auditório para ver um filme e comer pipocas.
Durante o dia de hoje, foram distribuídas 820 refeições entre pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar.
A Festa de Natal contava ainda com espaço para as crianças onde podiam brincar, cantar entre outras atividades.
Na Festa de Natal da Comunidade Vida e Paz do ano passado estiveram presentes quase 1.800 pessoas em situação de sem-abrigo e vulnerabilidade social, foram servidas 4.281 refeições e distribuídas mais de 12.000 peças de roupa, além de ter contado com o apoio de 1.300 voluntários.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt