Sindicato pede mais enfermeiros no São João no Porto

Enfermeiros queixam-se da falta de profissionais sobretudo no serviço de urgência.

15 de setembro de 2026 às 15:06
Sindicato pede mais enfermeiros no São João no Porto Foto: Direitos reservados
Partilhar

O Sindicato dos Enfermeiros exigiu, esta terça-feira, soluções para a Unidade Local de Saúde São João, no Porto, onde diz faltarem profissionais sobretudo no serviço de urgência e quer que seja pago um subsídio de penosidade/risco.

"É manifesta a necessidade de reforçar os quadros, estando neste momento os enfermeiros que ali prestam serviço exaustos", lê-se num comunicado enviado à agência Lusa, no qual o presidente da direção do sindicato, Luís Silva, considerou que "a falta de profissionais limita a organização do trabalho, obriga a uma sobrecarga de turnos e pode fazer perigar a qualidade do serviço prestado".

Pub

Para o dirigente, que se reuniu já com o conselho de administração desta ULS, "a situação é especialmente grave nos enfermeiros que estão no serviço de urgência, que, pela sua especificidade, cria um desgaste maior".

Por esta razão o Sindicato dos Enfermeiros quer que seja atribuído um subsídio de penosidade/risco para a carreira de enfermagem.

A agência Lusa questionou a ULSSJ sobre estas matérias e aguarda resposta.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar