Sismo na Grande Lisboa sentido a mais de 150 km
Tremor às 07h44 teve magnitude de 4,3 na escala de Richter.
Documentos
2017-08-18_01_54.23 Info_Sismo.pdfO sismo de magnitude 4,3 na escala de Richter durou apenas alguns segundos, mas chegou a ser sentido a mais de 150 quilómetros de distância do epicentro, registado a quatro quilómetros de Sobral de Monte Agraço. Eram 07h44 quando a terra tremeu e foram muitos os portugueses a serem despertados pela vibração sísmica. Multiplicaram-se as chamadas para a Proteção Civil e para o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Registaram-se posteriormente mais dois sismos, com epicentros perto de Arruda dos Vinhos, de magnitude inferior.
"Acordei com o barulho da televisão a tremer", recordou ao CM Cristina Raciula, de Sobral de Monte Agraço. Na vila, o sismo era o principal tema de conversa, até porque nem todos associaram o estrondo ouvido a um tremor de terra. "Parecia uma bomba, ouvi um barulho muito forte. Levantei-me e a minha nora é que me disse que tinha dado pela cama tremer", contou Matilde Dias.
Mas os testemunhos estendem-se ao longo de quilómetros, um pouco por todo o País. "Quando o sismo ocorreu, estimámos que poderia ser percecionado pela população até cerca de 150 quilómetros do epicentro e isso com o tempo veio a confirmar-se. Até em locais mais afastados, como Viana do Alentejo ou no distrito de Coimbra", explicou ao CM Fernando Carrilho, do IPMA, que recebeu "bastantes telefonemas da população com testemunhos credíveis" sobre o tremor. Por exemplo, foi sentido em Évora. "Estava a sair da cama e senti um ligeiro tremor. Foi tudo muito rápido, uma fração de segundos", disse Orlandino Rosa, comerciante na cidade.
Ontem, foi ainda registado às 09h15 um sismo de magnitude 3,3 na escala de Richter com epicentro a 65 quilómetros (su-sudeste) de Tavira. O IPMA não recebeu qualquer indicação de que este sismo tenha sido sentido.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt