Sismos de magnitude de 2.1 e 2.8 na escala de Richter sentidos na ilha Terceira
Epicentro ocorreu a três quilómetros da Serreta.
Dois sismos de magnitude 2.8 e 2.1 na escala de Richter foram sentidos esta quinta-feira na ilha Terceira, grupo central do arquipélago dos Açores, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
Os eventos foram registados às 15h22 locais (16h22 em Lisboa), tendo o primeiro, de magnitude de 2.1 (Richter), tido epicentro a cerca de quatro quilómetros da Serreta, freguesia do concelho de Angra do Heroísmo.
O segundo abalo teve uma magnitude de 2.8 (Richter) e epicentro a três quilómetros da Serreta.
De acordo com o CIVISA, os sismos foram sentidos com a intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Serreta, Doze Ribeiras, Santa Bárbara e Raminho (concelho de Angra do Heroísmo).
Os eventos "inserem-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022", assinala o CIVISA, que destaca que irá "continuar a acompanhar o evoluir da situação".
Às 23h53 locais de quarta-feira já tinha sido registado um outro sismo na ilha, com magnitude 2.1 (Richter) e epicentro a cerca de 2 quilómetros das Doze Ribeiras, Angra do Heroísmo.
De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2.0), muito pequenos (2.0-2.9), pequenos (3.0-3.9), ligeiros (4.0-4.9), moderados (5.0-5.9), fortes (6.0-6.9), grandes (7.0-7.9), importantes (8.0-8.9), excecionais (9.0-9.9) e extremos (quando superior a 10).
A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição".
Com uma intensidade II, considerada muito fraca, o abalo é sentido pelas pessoas em repouso nos andares elevados de edifícios.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt