Sopra 109 velas junto da família
Viúvo há 22 anos, tem dois filhos, seis netos e oito bisnetos. Ainda dá passeios e bebe café.
Há cada vez mais portugueses com mais de 100 anos de idade. As estimativas apontam para mais de três mil casos de vida como o de Manuel dos Santos, residente em Tomar, que ontem celebrou 109 anos, junto da família. O segredo da sua longevidade poderá ser a forma descontraída como encarou a passagem dos dias.
"Nunca se preocupou muito com nada, vivia um dia de cada vez e com calma", contou a filha, Maria da Conceição, de 66 anos. Viúvo há 22 anos, o idoso tem dois filhos, seis netos e oito bisnetos. Agricultor toda a sua vida, até há três anos, ainda cuidava da horta. Hoje, já com algumas dificuldades de locomoção, tem um ritual diário mais tranquilo: deita-se cedo, gosta de ver programas de entretenimento na televisão, dá pequenos passeios a pé e até bebe, sempre que pode, uma chávena de café. Não sofre de qualquer doença, nem toma um único comprimido. Sempre gostou de festas, bailaricos e música popular. Nos tempos áureos, chegou a tocar concertina.
Em Tomar, concelho onde residiu toda a vida, viveu também Maria de Jesus, que chegou a ser a idosa mais velha do Mundo. Morreu em 2009, com 115 anos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt