"Tempestades mortais": Mau tempo em Portugal faz manchete no site do The Guardian
Jornal britânico fala das dificuldades do País em adaptar-se à emergência climática.
O mau tempo e a devastação em Portugal continental, que já resultaram na morte de 17 pessoas nas últimas semanas, faz manchete esta quinta-feira no site do jornal britânico The Guardian, com o título: "Portugal desafiado a adaptar-se à emergência climática após série de tempestades mortais."
O The Guardian lembra que "as condições climáticas extremas contínuas causaram várias mortes, destruíram várias casas e levaram à evacuação de milhares de pessoas".
"O país continua a ser assolado por uma série de tempestades sem precedentes [...] Centenas de pessoas foram deslocadas derivado daquilo a que o especialistas chamaram de 'a mais longa sequência de tempestades da história recente'", lê-se ainda na notícia.
O jornal británico recorda ainda que a ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, demitiu-se "devido à crescente indignação com a sua gestão da situação de emergência".
O The Guardian menciona ainda opiniões de cientistas e especialistas portugueses sobre as dificuldades de Portugal em adaptar-se aos eventos climáticos extremos.
“Não estamos preparados para o clima atual, muito menos para o futuro”, é uma das afirmações reproduzidas pelo jornal britânico, proferida pelo físico Pedro Matos Soares, durante uma videoconferência sobre o clima realizada esta semana pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt