"Tempo para aprender português”: Ryanair satiriza controlo de fronteiras de Lisboa em 'quiz' com críticas ao Governo

Transportadora aérea irlandesa tem defendido a suspensão do EES, o novo sistema europeu de registo eletrónico de entradas e saídas de cidadãos extracomunitários do espaço Schengen.

18 de maio de 2026 às 14:49
Avião da Ryanair Foto: Direitos Reservados
Partilhar

A companhia aérea irlandesa Ryanair recorreu às redes sociais, na passada sexta-feira, para ironizar, mais uma vez, os tempos de espera no controlo de fronteiras do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, através de uma publicação em formato de “quiz”.

Na publicação partilhada no Instagram, a transportadora aérea faz várias perguntas satíricas relacionadas com a demora no controlo fronteiriço da capital portuguesa. Entre elas, questiona “quanto tempo demora a passar o controlo de fronteiras em Lisboa?”, apresentando como opções de resposta “demasiado tempo”, “o dobro da duração do voo” ou “tempo suficiente para aprender português”. 

Pub

Noutra imagem, a Ryanair pergunta “qual é mais lento?”, comparando uma tartaruga, um caracol e a fila do controlo de fronteiras de Lisboa. A companhia refere ainda que, para atravessar o controlo, os passageiros precisam de “passaporte, snacks, telemóvel totalmente carregado" e não devem ter "planos para o resto do dia”.

A publicação termina com uma crítica direta ao sistema de controlo fronteiriço português, alegando que os tempos de espera podem chegar às “2,5 horas”. A Ryanair defende ainda que o Governo português deve suspender temporariamente o novo sistema europeu de entrada e saída (EES) até ao fim do verão e reforçar o número de funcionários nos aeroportos nacionais.

Pub

Na legenda da publicação, a companhia escreve que “este quiz demora menos tempo do que o controlo fronteiriço de Lisboa”.

Dias antes, a empresa já tinha feito outra partilha a satirizar as demoras no aeroporto através de uma comparação entre uma pessoa jovem que se transforma em idosa após passar o controlo de fronteiras. Na legenda da publicação a Ryanair sublinha que a duração média dos voos da companhia é de 01h15 e que o tempo de espera no controlo de fronteiras do aeroporto de Lisboa pode chegar às 02h30. 

Pub

Em abril, a empresa já tinha apelado ao Governo português, através de um comunicado, que a medida fosse suspensa. 

O EES é o novo sistema europeu de registo eletrónico de entradas e saídas de cidadãos extracomunitários do espaço Schengen, em vigor desde o passado dia 12 de outubro nos aeroportos portugueses. 

Desde então os tempos de espera nas fronteiras aéreas agravaram-se, principalmente no aeroporto de Lisboa, com os passageiros a terem de esperar, por vezes, várias horas.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar