Estes foram os bebés que nasceram quando soaram as 12 badaladas
Por todo o mundo foi comemorada a passagem de ano, mas a alegria também foi sentida nos hospitais com o nascimento de vários bebés no primeiro dia de 2025.
O início de cada novo ano desperta a curiosidade de qual o bebé que foi registado depois das 12 badaladas. Théo foi o primeiro bebé a nascer no Hospital de Vila Franca de Xira, da ULS Estuário do Tejo , no primeiro dia de 2025. O menino foi o primeiro parto do hospital, e poderá mesmo ter sido o primeiro do país, uma vez que a hora do nascimento foi marcada às 00h00. A família de Kayllami Costa e André Figueiredo acaba de aumentar.
Elijah Dylan Waterfield é o bebé do ano do Algarve. Nasceu no hospital de Portimão 12 minutos depois da meia noite, com 2.160 kg.
A mãe, Marina, é suíça e tem 39 anos, a mesma idade que o pai, Kirk, britânico. Marina revelou ao CM que o parto correu bem.
O casal vive em Figueira, no concelho de Vila do Bispo. Elijah tem uma irmã mais velha, Zoya, de dois anos, que está muito contente com a chegada do novo elemento da família.
Na região norte, o primeiro nascimento foi o da Carolina Daniela, que nasceu no hospital de Guimarães, às 01h20.
Em Braga, a primeira bebé a nascer foi a Lia Ribeiro Lourenço, com 3.580kg. O relógio já passava da 1h22 quando a menina nasceu. É a primeira bebé do ano do hospital da ULS de Braga e a primeira filha de Susana Margarida Vieira Ribeiro e do Paulo André Carvalho Lourenço. A mãe partiu o braço no dia 31 de dezembro, mas a chegada da pequena Lia fez com que 2025 tivesse começado "em grande".
Em Penafiel, o primeiro bebé a nascer foi o Gonçalo, filho de Isabel Ferreira, às 06h33, com 2,860kg.
Já Tomás é o primeiro bebé do ano no hospital do Barreiro. Nasceu de cesariana às 1h59 com 2.570 kg.
A mãe, Denise Sousa, de 32 anos, disse ao CM que foi uma surpresa.
O pai, Ricardo Santos, conta que na escolha do nome o irmão Francisco, com dois anos, também teve uma palavra. Vivem nos Olivais, em Lisboa, mas a gravidez foi acompanhada no Barreiro. A mãe é fisioterapeuta e o pai trabalha na área de Recursos Humanos.
Martim é o bebé do ano de Trás-os-Montes. Nasceu no dia 1, às 15h45, na maternidade do hospital de Vila Real. Tem 52m e pesa 2,965kg. “Foi bom ter sido mãe no início do ano mas foi difícil”, referiu Lara, a mãe do pequeno Martim, natural de Vilarandelo, no concelho de Valpaços.
A primeira bebé a nascer em Viseu chama-se Maria Fernanda e nasceu às 10h29 do primeiro dia de 2025, com 3,255 kg. É a primeira filha de Marielen e Fernando Pereira, naturais de São Paulo, no Brasil, e que vivem em Viseu há dois anos.
Em Coimbra, a primeira bebé nasceu precisamente às 00h, na maternidade Bissaya Barreto. É uma menina muito tranquila e nasceu com 3,535 kg.
Os pais são ucranianos e não falam português. Médica que fez o parto também é ucraniana, o que facilitou a comunicação.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt