Tornado que passou por Albufeira e causou uma morte teve rajadas de vento de 220 km/h

Fenómeno extremo de vento provocou estragos em 25 casas móveis e 5 caravanas no Parque de Campismo, tendo deixado 12 famílias desalojadas.

17 de novembro de 2025 às 14:26
Partilhar

O tornado que provocou um morto e 28 feridos em Albufeira, no sábado, percorreu mais de quatro quilómetros e deu origem a rajadas de vento até 220 km/h. 

Segundo o CM apurou, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera confirma que o fenómeno de vento extremo registado no Algarve foi mesmo um tornado e foi classificado na categoria IF2, tendo em conta a intensidade do vento e os danos causados.

Pub

Os ventos fortes provocaram danos no Parque de Campismo de Albufeira, onde causaram a morte a uma mulher inglesa, de 85 anos, quatro feridos ligeiros e um grave. Segundo o CM apurou, neste local foram registados danos em 25 casas móveis e 5 caravanas, tendo 12 famílias ficado desalojadas. No Eden Resort o tornado causou 19 feridos, um dos quais em estado grave.

Já o fenómeno extremo de vento que fez estragos em Ferragudo, Lagoa e Silves fez um percurso de cerca de sete quilómetros e terá provocado rajadas de vento a rondar os 180 km/h. Neste caso, o IPMA ainda não confirmou se efetivamente se tratou de um tornado.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar