Treinador quer ajudar a educar matilha vadia
Grupo com mais de 30 cães já atacou pessoas, ovelhas, galinhas e animais domésticos.
Um treinador de cães está disponível para ajudar na reabilitação dos cães vadios que estão a alarmar os moradores da freguesia de Porches, no concelho de Lagoa, caso os animais sejam capturados e colocados para adoção.
Os animais selvagens, tal como o CM noticiou ontem, integram uma matilha que tem vindo a crescer e que já atacou um casal de estrangeiros e outros animais, nomeadamente cães domésticos, ovelhas e galinhas.
A Junta de Freguesia de Porches já recebeu várias reclamações e a Câmara de Lagoa está a fazer diligências para tentar capturar os cães, com recursos a armadilhas, estando mesmo a ponderar criar uma brigada especial para resolver o problema.
Ao que o CM apurou, o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR já foi alertado para o problema e está também disponível para colaborar com a autarquia na captura dos animais, assim como a Junta de Freguesia de Porches.
Quando forem capturados, os animais serão levados para o canil municipal onde serão vacinados e ficarão em quarentena. Só depois poderão ser colocados para adoção e treinados.
É nesta fase que Celso Alves, treinador da escola de cães CaneUtile, está disponível para colaborar, de forma voluntária, no sentido de apoiar os novos donos.
"A nossa missão também é auxiliar na reinserção de animais para adoção e, por isso, estamos disponíveis para apoiar as autoridades e o canil municipal na integração destes animais na sociedade", referiu ao CM Celso Alves, treinador de obediência canina.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt