Tuberculose cai para valor histórico
Portugal registou menos de dois mil novos casos da doença em 2014.
Pela primeira vez, Portugal registou em 2014 menos de dois mil novos casos de tuberculose. Foi assim ultrapassada a chamada linha vermelha de menos de 20 novos casos por cada cem mil habitantes. Um número que coloca Portugal no grupo de países com baixa incidência. "O nosso país era até agora o único da Europa Ocidental que tinha uma valor superior a 20", disse ao CM a coordenadora do Centro de Tuberculose, Raquel Duarte.
Segundo dados notificados à Direção-Geral de Saúde, se bem que ainda de forma provisória, foram, até à data, comunidados 1940 novos casos de tuberculose, em 2014. Atendendo à estimativa da população residente em Portugal de 10 397 315 habitantes (cenário central do INE para 2014) traduz a taxa de 18,7 por 100 mil habitantes. Em 2013, Portugal registou um total de 2292 casos, dos quais 2142 foram novos doentes.
Segundo Raquel Duarte "a luta contra a tuberculose não pode abrandar até porque os distritos do Porto e Lisboa, áreas de maior concentração urbana, continuam a ter incidências superiores à média nacional".
A 24 de março o Centro de Tuberculose irá divulgar mais dados sobre a incidência da doença em Portugal, nomeadamente os indicadores de mortalidade.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt