ULS de Braga alerta para SMS fraudulentas para pagamento de serviços

Trata-se de "um esquema de 'phishing', com o objetivo de obter pagamentos indevidos", refere a instituição.

23 de dezembro de 2025 às 16:32
Hospital de Braga Foto: Direitos Reservados
Partilhar

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga alertou, esta terça-feira, para a existência de mensagens SMS fraudulentas, que se referem, de forma enganosa, a valores em dívida relativos a serviços ali prestados.

Em comunicado, a ULS acrescenta que as mensagens apresentam também uma entidade e referência para pagamento, "o que é falso e fraudulento".

Pub

Trata-se de "um esquema de 'phishing', com o objetivo de obter pagamentos indevidos", refere.

A ULS Braga esclarece que não envia mensagens SMS com referência e entidade para pagamento.

"Os valores devidos por serviços prestados pela instituição podem ser liquidados nas suas instalações, de forma presencial, ou via referência e entidade, enviadas através de uma carta oficial ou via e-mail, no caso de o utente solicitar", sublinha.

Pub

A ULS adianta que está a tomar as "devidas diligências" junto das autoridades competentes.

Entretanto, apela a todos os cidadãos que não respondam às mensagens nem sigam quaisquer instruções nelas contidas, que eliminem de imediato as mensagens suspeitas e que, em caso de dúvida ou suspeita de tentativa de fraude, reportem de imediato às autoridades policiais.

"A segurança e a proteção dos nossos utentes são prioridades para a ULS Braga. Contamos com a colaboração de todos na prevenção deste tipo de crimes", remata.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar