Um em cada três feriados calha num fim de semana em ano de cinco pontes

Trabalhadores com feriado no Santo António têm cinco feriados em dias de descanso.

03 de janeiro de 2026 às 01:30
Calendário deste ano retira um potencial de descanso de cinco dias Foto: Getty Images
Partilhar

O calendário para este ano ‘come’ cinco feriados a todos os trabalhadores que folguem ao fim de semana e cujo feriado nos Santos Populares é o Santo António, como em Lisboa. Feitas as contas, em vez de um potencial de 15 feriados estes trabalhadores acabam por ter apenas dez.

Desta forma, além da Páscoa, a 5 de abril, e que todos os anos é num domingo, os feriados ‘penalizados’ são o 25 de Abril, num sábado, o Santo António (sábado), o 15 de Agosto (sábado) e o 1 de Novembro (domingo).

Pub

Um em cada três feriados calha num fim de semana em ano de cinco pontes

Quanto à possibilidade de descansar três dias seguidos, o calendário oferece cinco fins de semana grandes aos residentes em concelhos com feriado no São Pedro (29 de junho), que este ano calha a uma segunda-feira. Os outros dias são Sexta-feira Santa, que este ano é assinalada a 3 de abril; o 1 de Maio (sexta-feira); o 5 de Outubro (segunda-feira); e o 25 de Dezembro (sexta-feira) são os restantes feriados com direito a um fim de semana prolongado.

Quanto aos feriados que permitem realizar uma ponte, o calendário deste ano conta com cinco. Opassado 1 de janeiro (Ano Novo, que foi na última quinta-feira) foi a primeira ponte. O próximo será terça-feira de Carnaval, que é a 17 de fevereiro e o feriado de Corpo de Deus, que calha a 4 de junho (quinta-feira). Em dezembro é também possível fazer duas pontes, pondo dois dias de férias nas segundas-feiras, já que os feriados de um e oito de dezembro serão terça-feira.

Pub

Por fim, o 10 de Junho e o São João (24 de junho) calham à quarta-feira.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar