Um em cada três feriados calha num fim de semana em ano de cinco pontes
Trabalhadores com feriado no Santo António têm cinco feriados em dias de descanso.
O calendário para este ano ‘come’ cinco feriados a todos os trabalhadores que folguem ao fim de semana e cujo feriado nos Santos Populares é o Santo António, como em Lisboa. Feitas as contas, em vez de um potencial de 15 feriados estes trabalhadores acabam por ter apenas dez.
Desta forma, além da Páscoa, a 5 de abril, e que todos os anos é num domingo, os feriados ‘penalizados’ são o 25 de Abril, num sábado, o Santo António (sábado), o 15 de Agosto (sábado) e o 1 de Novembro (domingo).
Um em cada três feriados calha num fim de semana em ano de cinco pontes
Quanto à possibilidade de descansar três dias seguidos, o calendário oferece cinco fins de semana grandes aos residentes em concelhos com feriado no São Pedro (29 de junho), que este ano calha a uma segunda-feira. Os outros dias são Sexta-feira Santa, que este ano é assinalada a 3 de abril; o 1 de Maio (sexta-feira); o 5 de Outubro (segunda-feira); e o 25 de Dezembro (sexta-feira) são os restantes feriados com direito a um fim de semana prolongado.
Quanto aos feriados que permitem realizar uma ponte, o calendário deste ano conta com cinco. Opassado 1 de janeiro (Ano Novo, que foi na última quinta-feira) foi a primeira ponte. O próximo será terça-feira de Carnaval, que é a 17 de fevereiro e o feriado de Corpo de Deus, que calha a 4 de junho (quinta-feira). Em dezembro é também possível fazer duas pontes, pondo dois dias de férias nas segundas-feiras, já que os feriados de um e oito de dezembro serão terça-feira.
Por fim, o 10 de Junho e o São João (24 de junho) calham à quarta-feira.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt