Saiba como pode fazer frente à asma

Excesso de peso também está associado à doença.

03 de maio de 2015 às 13:22
Partilhar

Tem asma?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Tem asma?

Cerca de um milhão de portugueses sofre ou já sofreu pelo menos um episódio de asma. Segundo João Almeida Fonseca, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, estima-se que a doença afete atualmente cerca de 700 mil pessoas. Os dados da Direção-Geral da Saúde dão conta de 2500 a 3000 internamentos anuais devido à asma, sendo que 48 por cento dos internados têm menos de 18 anos.

Pub

Falta de ar, tosse, pieira e produção de muco nas vias respiratórias são os sintomas mais evidentes de um ataque de asma que pode ter origem em alterações ambientais ou numa reação alérgica.

"Esta doença não tem cura. Traduz-se na inflamação crónica das vias aéreas. Normalmente, as crises surgem mais ao final do dia", explica João Almeida Fonseca, alertando para o agravamento dos sintomas em determinadas circunstâncias: "Locais com cheiros intensos, fumo de tabaco, mudanças bruscas de temperaturas e até de humor podem despoletar e agravar um episódio de asma".

Pub

Não sendo uma doença hereditária, a asma é mais frequente em crianças que têm casos de doenças respiratórias na família. Problemas relacionados com o excesso de peso também estão associados à doença.

Em casos extremos, nos quais a doença não é minimamente controlada ou o doente não cumpre o tratamento indicado, a asma pode resultar na morte. A doença tem vários estados de severidade, sendo que o mais grave afeta apenas 10 por cento dos doentes.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar