Urgências hospitalares cheias no dia de Natal. Numa semana foram diagnosticados mais de mil casos de gripe
Feriado em período de aumento de casos de gripe motivou várias horas de espera nas urgências.
Dia de Natal, com vários profissionais de férias ou de folga, voltou a ser um dia de enchente nos serviços de urgência de várias unidades do SNS. Com os casos de gripe e outras infeções respiratórias a aumentarem, nalgumas unidades o tempo médio de espera pela 1.ª observação médica, para os casos pouco urgentes, superava ao início da tarde as 7 horas no Garcia de Orta, Almada (7h20), e Beatriz Ângelo, Loures (7h55).
No Santa Maria, em Lisboa, o tempo de espera era de 6h10. Da parte da manhã, no Amadora-Sintra, a espera dos doentes triados como urgentes rondava as 11 horas. Segundo os dados do portal do SNS, às 15h00 estavam a aguardar serem vistos por um médico quase 700 utentes em todo o País. Em Almada, estavam 51 à espera de atendimento, no São José (Lisboa) eram 30, e no Santa Maria, 28. Em observação havia muitos mais. No Centro Hospitalar Universitário de Coimbra estavam em observação na urgência geral 100 pessoas, enquanto em Setúbal eram 70, no São João (Porto), 65, e em São José, 60.
A contribuir para a elevada procura das urgências estão os casos de infeções respiratórias e gripe. O último Boletim de Vigilância Epidemiológica, divulgado pelo Instituto Dr. Ricardo Jorge, diz que na semana de 15 a 21 de dezembro foram detetados cerca de 1300 casos de gripe. Desde 29 de setembro foram diagnosticados 45 021 casos de infeção respiratória e identificados 7573 casos de gripe.
1040 em excesso
Desde dia 6 que se regista excesso de mortalidade por todas as causas, em especial nas pessoas com 85 ou mais anos. Segundo o portal Vigilância da Mortalidade, neste período foram registados 1040 óbitos em excesso.
Urgências fechadas
Nos próximos dias estão encerradas várias urgências de Ginecologia/Obstetrícia, como Portimão, Barreiro, Setúbal ou Santarém. Abrantes, Caldas da Rainha e Vila Franca de Xira serão afetadas. No dia 31, há sete serviços encerrados.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt