Vacina em gotas pode ajudar 745 mil portugueses

Estudo científico demonstra eficácia da MV130 na prevenção da asma alérgica eosinofílica e tem efeito protetor que dura até nove semanas.

18 de setembro de 2025 às 01:30
Asma afeta 175 mil jovens e 570 mil adultos em Portugal Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Uma vacina desenvolvida em Espanha para reduzir a bronquiolite infantil induzida por vírus mostrou ser também eficaz para prevenir o desenvolvimento da asma alérgica eosinofílica, doença que afeta 570 mil adultos (7,1% da população adulta) e 175 mil crianças e adolescentes (8,4% dos jovens) em Portugal.

Trata-se da vacina MV130, que foi alvo de um estudo na Universidade Complutense de Madrid. Pode ser administrada por via sublingual (gotas debaixo da língua) e tem um efeito protetor que dura até nove semanas após a vacinação.

Pub

“A MV130 previne as respostas do sistema imunitário (...) locais induzidas pelos ácaros do pó doméstico e a inflamação eosinofílica das vias respiratórias”, refere o estudo divulgado na revista científica “Nature Communications”.

O estudo foi conduzido em ratos com asma, sendo que a MV130 reduziu os sintomas da doença. “A MV130 reduziu as características patofisiológicas e clínicas da asma num modelo murino (rato) experimental com asma eosinofílica alérgica, restaurando a funcionalidade normal das vias aéreas”, segundo o estudo. A investigação revela ainda que a MV130 promove respostas imunitárias inatas e adaptativas sem sintomas aos alergénios (substâncias prejudiciais para o sistema imunitário) dos ácaros, que causam asma eosinofílica.

A asma eosinofílica é caracterizada pela inflamação e estreitamento das vias respiratórias, que dificulta a respiração devido ao elevado número de eosinófilos (glóbulo branco) no sangue, muco e tecidos das vias respiratórias.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar