Vaticano decreta luto de nove dias até 4 de maio e antes do conclave

Urna ficará exposta na basílica do Vaticano para permitir que milhares de fiéis se despeçam do Papa.

23 de abril de 2025 às 20:07
Papa Francisco no Vaticano, em 2025 Foto: Alessandra Tarantino/AP
Partilhar

O luto no Vaticano dedicado a Francisco, o tradicional período conhecido como "novendiales" após a morte de um papa, começa no sábado e termina em 04 de maio, antecedendo o conclave do Colégio Cardinalício.

O mestre de Celebrações Litúrgicas Pontifícias do Vaticano, arcebispo Diego Ravelli, explicou em comunicado que a primeira missa em memória de Francisco terá lugar no sábado, às 10:00 (09:00 em Lisboa), na Basílica de São Pedro.

Pub

A nona e última celebração será realizada a 04 de maio, às 17:00 (16:00 em Lisboa) no mesmo local, presidida pelo cardeal francês Dominique Mamberti.

O "novendiales" (do latim 'novem diem', que significa nove dias) terá início depois do funeral do papa Francisco, que morreu na passada segunda-feira, aos 88 anos.

A urna ficará exposta na basílica do Vaticano para permitir que milhares de fiéis se despeçam do papa, que será sepultado na basílica romana de Santa Maria Maior, no sábado.

Pub

Decorrido o prazo de nove dias, o conclave dos cardeais eleitores pode ser convocado para escolher um sucessor, num prazo que não poderá exceder os 20 dias a contar da morte do papa, pelo que o início está previsto para ocorrer entre 05 e 10 de maio.

As celebrações do "novendiales" exigem a participação de cardeais que vão oficiar o rito, como o decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re, que vai presidir ao funeral, e o atual secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, pelo que o conclave só pode ter início em data posterior.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar