Veja as novas crias de lince em Silves
Três crias estão a crescer no centro de reprodução no Algarve.
O Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico, em Silves, divulgou esta sexta-feira novas imagens das crias de Juromenha, lince fêmea que pariu pela primeira vez no dia 11 de março.
As três crias são fruto da sua união com o macho Fresco e marcam um momento importante na história do Centro: Trata-se da primeira fêmea nascida em Silves a dar à luz no centro português - sendo que esta fêmea foi criada artificialmente pela equipa durante um mês e meio. Fresco conta já 18 crias nascidas no CNRLI e no Programa de Cria do Lince Ibérico.
Juromenha mostra um comportamento maternal exemplar e as crias seguem o seu desenvolvimento normal. A fêmea nasceu em Silves em Março de 2013, filha de Biznaga e Drago. Rejeitada pela mãe, foi alimentada artificialmente pela equipa do Centro numa fase inicial, até ser devolvida ao convívio com a progenitora, que acabou por aceitar Juromenha e a irmã, Janes (ver vídeos abaixo). Agora é mãe de três crias viáveis que estão a crescer saudáveis.
Este ano já nasceram sete crias em Silves, aguardando-se agora o parto de Era, outra fêmea que está grávida. Uma terceira fêmea, Jabaluna, apesar de emparelhada este ano com Enebro, não ficou gestante, revela o CNRLI.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt