Velocidade reduzida na 2.ª Circular
Câmara de Lisboa quer impor velocidade máxima de 60 km/h.
Reduzir a sinistralidade, melhorar o trânsito e diminuir a poluição são os grandes objetivos do Plano de Requalificação da 2ª Circular, a via mais movimentada de Lisboa, que vai esta quarta-feira ser analisado em reunião de câmara.
A proposta para fazer alterações à principal via de acesso ao aeroporto, que atravessa a cidade, é do vereador Manuel Salgado e divide-se em dois pontos: infraestrutura rodoviária e, por outro lado, soluções de traçado e perfil.
A autarquia, presidida pelo socialista Fernando Medina, quer repavimentar toda a extensão desta via rápida, que tem o maior nível de sinistralidade, substituir todo o sistema de iluminação, de forma a permitir reduzir os custos, renovar toda a sinalização vertical e horizontal, tornando-a mais visível, e impor um limite máximo de velocidade de 60 quilómetros/hora – atualmente é de 80.
Formada por três avenidas – Eusébio da Silva Ferreira, Marechal Norton de Matos e Marechal Craveiro Lopes – a Segunda Circular tem 31 acessos, entre entradas e saídas, numa extensão de cerca de dez quilómetros, entre o final do IC19 e o acesso à autoestrada do Norte. A reformulação de alguns dos acessos é, por isso, outro dos objetivos, designadamente a eliminação de entrecruzamentos de curta extensão.A autarquia pretende também diminuir o impacto visual desta vida rápida através da construção de um separador central mais largo, com árvores, e da plantação de arvoredo nas áreas laterais, em toda a sua extensão, entre o corredor rodoviário e as áreas residenciais.
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