Ventos fortes destruíram estufas e danificaram telhados no Fundão

Quatro casas da aldeia de Soalheira foram afetada pelo fenómeno. Proprietários de complexo de produção de fruta perderam tudo.

13 de novembro de 2025 às 18:16
Telhado de casa ficou danificado devido ao vento Foto: Alexandre Salgueiro
Vento forte danificou telhados Foto: Alexandre Salgueiro
Estufas ficaram destruídas Foto: Alexandre Salgueiro

1/3

Partilhar

Um minitornado atingiu esta quinta-feira a vila da Soalheira, no concelho do Fundão, provocando estragos avultados em quatro habitações e destruindo por completo um complexo de estufas de produção de fruta. "Tratou-se de um fenómeno de ventos fortes que provocou estragos em vários telhados da localidade e em estruturas agrícolas. Os prejuízos deverão rondar as centenas de milhar de euros, mas felizmente não há feridos a registar", adiantou fonte da Proteção Civil.

Telma Silva, uma agricultora de 41 anos, foi duplamente penalizada pelo fenómeno meteorológico: "Para além de ter levantado parcialmente o telhado de casa e de ter destruído muros e vedações, o vento forte arrasou por completo as nossas estufas de produção de morangos. Era um projeto de 500 mil euros, que ainda estamos a pagar e que não vai ter qualquer retorno nem apoio à recuperação".

Pub

"Era meio-dia quando começámos a ouvir um barulho horrível. De repente víamos árvores, pedras e outros detritos a voar pelo ar. Durou pouco tempo mas foi aterrador e deixou um rasto de destruição enorme", descreve a jovem agricultora.

A Proteção Civil mobilizou para o local mais de duas dezenas de bombeiros e técnicos municipais que, ao longo da tarde estiveram a fazer trabalhos de limpeza das vias e a auxiliar os moradores afetados nas reparações dos telhados.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar