Verão deste ano é o mais quente de sempre na Europa
Mês de agosto foi aquele com as temperaturas mais altas.
O verão de 2022 está a ser o mais quente de sempre na Europa, desde que há registos, divulgou o serviço sobre mudanças climáticas do Programa de Observação da Terra da União Europeia, Copernicus.
As temperaturas médias foram “as mais altas, tanto para o mês de agosto, como para todo o verão”, superando em 0,4 oC as temperaturas registadas em 2021, para os três meses. Segundo o instituto europeu, as temperaturas estiveram “cerca de 1,34 oC acima da média de 1991-2020” para o verão.
O mês de agosto foi aquele com as temperaturas mais altas, 1,72 oC acima da média de 1991-2020. “Uma série intensa de ondas de calor em toda a Europa, juntamente com condições de seca incomuns, levou a um verão de extremos, com temperaturas recordes, secas e incêndios”, disse Freja Vamborg, responsável científica do instituto europeu. Para hoje, as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera indicam chuva e subida da temperatura máxima. Amanhã deve regressar o sol, mas para domingo a chuva deve voltar a grande parte do território continental, acompanhada de descida da temperatura.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt