Viagens gratuitas no 'ferry' de Caminha
Objetivo é atrair visitantes da Galiza.
A travessia do rio Minho no 'ferry' internacional que liga Caminha (Alto Minho) a La Guardia (Galiza) vai ser gratuita no último dia do ano como forma de atrair visitantes da Galiza, anunciou esta terça-feira a autarquia portuguesa.
Em comunicado, a Câmara de Caminha explicou tratar-se de uma medida "excecional", que tem "como alvo o mercado galego", e que pretende "valorizar as iniciativas de animação preparadas pelo município para a passagem do ano".
O 'ferryboat' Santa Rita de Cássia começou a cruzar o rio Minho em 1995. De acordo com números avançados pela Câmara de Caminha, a embarcação transportou entre abril e setembro deste ano quase 90 mil passageiros, "mais do que os registados em todo o ano de 2013", quando contabilizou 46 mil passageiros.
De acordo com aqueles dados "só a receita de bilheteira no mês de agosto último foi superior à média dos últimos cinco anos, tendo ultrapassado os 61.733 euros".
Desde abril que "toda a receita da bilheteira do 'ferry' entra nos cofres da Câmara de Caminha, por esta ter assumido, sozinha, o investimento de recuperação do canal de navegação da embarcação". Depois uma paragem de cerca de 11 meses, devido ao assoreamento do canal de navegação, o "Santa Rita de Cássia" retomou o funcionamento em abril passado, de forma condicionada, só aos fins de semana.
Em junho fazia a travessia apenas durante as marés altas, tendo começado a trabalhar de forma interrupta a partir de 1 de julho. O 'ferryboat' parou em abril de 2014 para a renovação do certificado de navegabilidade e para a realização de obras no pontão flutuante e de extração de areias junto ao cais.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt