Vírus da gripe ganha força e já chegou às crianças
Diretora-geral da Saúde diz que a gripe deverá atingir o pico nas próximas semanas.
Muitos hospitais estão a registar um aumento na afluência de crianças com gripe, apurou o CM. De acordo com os especialistas, este é um dos sintomas que mostra a evolução do vírus e ajuda a prever quando a gripe atingirá o seu pico.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse que a atividade gripal "deverá atingir o pico nas próximas semanas", garantindo que se a tendência se mantiver, a estirpe do vírus dominante será a H1, que é mais fraca do que as restantes e consta da vacina da gripe administrada este ano.
Apesar de ainda não ter atingido o nível máximo, a gripe já se instalou. Aliada a um maior número de casos de infeções respiratórias, causadas pelo tempo frio, e que tem levado muitos idosos às urgências dos hospitais, os serviços já acusam a pressão.
Nas urgências a espera aumentou e nos internamentos já há hospitais sem camas e a colocar doentes em macas nos corredores.
Também a linha SNS 24 registou um "pico" na segunda-feira, tendo atendido "mais de seis mil chamadas", disse ao CM o presidente de Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Henrique Martins.
Deste total, apenas 13% dos utentes foram encaminhados para hospitais.
Frio motiva aviso amarelo em todos os distritos
Para sexta-feira prevê-se que estas diminuições de temperatura se estendam ao resto do País. Poderão ocorrer rajadas de 65 km/h.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt