Vítimas de abusos sexuais exigem um milhão à Igreja

Associação Coração Silenciado pretendia ser recebida por Seguro, mas o PR mandou assessores. Vítimas pretendem que bispos paguem o que foi definido pela comissão de fixação de valores.

22 de julho de 2026 às 01:30
Santa Sé arquivou 17 casos de padres acusados Foto: iStockphoto
Partilhar

A Associação Coração Silenciado, que representa dezenas de vítimas de abusos sexuais na Igreja Católica, exige que a Conferência Episcopal pague a verba de 2,5 milhões de euros às 57 vítimas, cujos pedidos de indemnização foram aprovados pelos bispos.

O valor final foi de 1,6 milhões, com verbas compensatórias entre os 9 e os 45 mil euros, mas quase um milhão abaixo do que tinha sido definido pela comissão de fixação, criada pela própria Conferência Episcopal.

Pub

“Queremos que o Estado realize uma auditoria e obrigue a Igreja a cumprir um pressuposto moral. Eles criaram uma comissão para fixar os valores e depois, desrespeitando a comissão, reduziram as verbas para pouco mais de metade, ora, isso é, no mínimo, imoral”, disse António Grosso, representante das vítimas, que ficaram algo revoltadas, uma vez que pretendiam reunir-se com António José Seguro. Quando se aperceberam, iriam ser recebidas por duas assessoras.

“O nosso objetivo é entregar um dossiê de 40 páginas, em que constam dezenas de injustiças em todo este processo, ao senhor Presidente da República, assim como ao presidente do Parlamento e a todos os partidos com assento parlamentar. Esperamos fazê-lo em setembro”, disse o representante das vítimas.

Para além dos valores, o conhecimento, pelas vítimas, do teor dos processos é outra das exigências constantes do referido documento.

Pub

Indemnizações 95 vítimas pediram

Das mais de 500 vítimas ouvidas pela Comissão Independente, 95 pediram indemnização à Conferência Episcopal. Dessas, 78 foram consideradas elegíveis, mas só 57 tiveram direito a uma verba compensatória.

Santa Sé 17 casos arquivados

Pub

Na pendência processual em curso, o Vaticano, através do Dicastério da Doutrina da Fé, arquivou 17 casos de padres ainda vivos acusados de abusos em Portugal. A Associação das Vítimas considera esses arquivamentos injustos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar