Xeque árabe perde controlo de sociedades em Portugal

Hotéis do empresário no Algarve têm dívidas e salários em atraso desde 2020. Perdeu Grand Hotel em Viena por falta de tesouraria.

04 de fevereiro de 2026 às 01:30
Xeque Al Jaber Foto: Direitos Reservados
Golf Pinheiros Altos Foto: Luís Costa

1/2

Partilhar

A administração da JJW Portugal, liderada pelo xeque árabe Mohamed Bin Issa Al Jaber, foi destituída levando o empresário a perder o controlo das sociedades que detinha no País. A JJW é detentora de um portefólio de propriedades no Algarve que inclui os Hotéis Penina, Hotel Dona Filipa e Golf Pinheiros Altos. O empresário árabe tem um histórico de processos judiciais em Portu-gal nos últimos anos, onde se incluem um rol de dívidas e salários em atraso nos ativos turísticos. Em 2024, a justiça portuguesa reconheceu a insolvência da JJW, passando esta a estar sob administração judicial. Agora, de acordo com uma certidão permanente publicada online, foram nomeadas novas administrações em substituição das lideradas pelo xeque.

Já este mês, o árabe viu o seu portefólio internacional encurtar, com a perda do Grand Hotel em Viena por problemas financeiros. Em novembro de 2025, Al Jaber foi condenado pela justiça britânica a pagar uma indemnização de 67 milhões de euros.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar