Yazaki Saltano avança com despedimento coletivo de 163 trabalhadores em Ovar
Justificação avançada pela multinacional prende-se com uma maior aposta num maior desenvolvimento tecnológico, na robótica e na inteligência artificial.
A Yazaki Saltano vai despedir 163 trabalhadores na fábrica de Ovar, após ter dispensado mais de 300 em meados de 2025, tendo comunicado a decisão aos visados na quinta-feira, com efeitos imediatos, disse esta sexta-feira à Lusa fonte sindical.
"Ontem [quinta-feira] chamaram os trabalhadores, comunicaram que iam avançar com o despedimento coletivo e já os dispensaram de se apresentarem ao trabalho hoje", disse à agência Lusa Justino Pereira, do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente (Site) - Centro Norte.
De acordo com o dirigente sindical, a justificação avançada pela multinacional -- que produz cablagens e sistemas elétricos e eletrónicos para as grandes marcas europeias -- "não foge muito às alegações feitas no ano passado", nomeadamente a aposta num maior desenvolvimento tecnológico, na robótica e na inteligência artificial.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt