Avisos vermelhos de calor e perigo máximo para fogos no interior norte e centro

Distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Portalegre continuam sob aviso mais grave.

15 de julho de 2022 às 07:21
calor xxx Foto: Getty Images
Partilhar

Os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Portalegre continuam esta sexta-feira sob aviso vermelho, o mais grave, devido ao tempo quente, com mais de uma centena de concelhos em perigo máximo de incêndio, segundo o IPMA.

Estes cinco distritos do interior norte e centro vão estar sob aviso vermelho devido à persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima até às 21h00 de sábado.

Pub

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso vermelho corresponde a "uma situação meteorológica de risco extremo".

O IPMA colocou também os distritos de Viseu, Coimbra, Santarém e Évora, sob aviso laranja por causa do tempo quente até às 21h00 desta sexta-feira.

Pub

Também devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, o IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro até às 21h00 de sábado.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Quase todos os concelhos dos 18 distritos de Portugal continental apresentam esta sexta-feira um perigo máximo ou muito elevado de incêndio rural.

Pub

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Às 07h00 desta sexta-feira, mais de dois mil operacionais combatiam 35 incêndios - entre fogos em curso, resolução e conclusão - em Portugal continental, com o auxílio de 722 veículos.

Por causa das previsões meteorológicas para os próximos dias, com temperaturas máximas elevadas e ao perigo de incêndio, o Governo decidiu prolongar até domingo a situação de contingência em Portugal Continental.

Pub

A situação de contingência corresponde ao segundo nível de resposta previsto na lei da Proteção Civil e é declarada quando, face à ocorrência ou iminência de acidente grave ou catástrofe, é reconhecida a necessidade de adotar medidas preventivas e ou especiais de reação não mobilizáveis no âmbito municipal.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar