Páscoa gelada com vento e muita chuva
A primavera meteu ‘férias’ e grande parte do País vai estar sob baixas temperaturas.
O frio, a chuva, o vento e a queda neve nos pontos mais altos das montanhas do Norte e Centro do País vão continuar pelo menos até ao domingo de Páscoa. As temperaturas mais parecem de inverno e no Interior do País vão atingir valores abaixo de zero. O vento vai soprar forte.
Esta terça-feira de madrugada, os valores do termómetro baixaram de forma abrupta, muito por culpa da neve que começou a cair com intensidade em praticamente toda a região do Norte e do Interior centro do País. A serra da Estrela acordou vestida de branco acima dos 1600 metros de altitude. O manto branco vai descer a encosta nos próximos dias já que as previsões apontam para queda de neve contínua até domingo. “Vai ser uma Páscoa branca, à moda antiga, na serra. As unidades hoteleiras estão já com reservas entre os 75 e os 90 por cento e a expectativa é esgotar a lotação no fim de semana”, diz João Lindeza, empresário de restauração e hotelaria nas Penhas da Saúde.
A neve levou ao encerramento das estradas de acesso à Torre, a partir dos Piornos e da lagoa Comprida, mas a proibição de circulação deverá esta quarta-feira estender-se ao Sabugueiro e à estrada do vale glaciar para Manteigas. No Norte do distrito de Viseu, o manto branco também alterou a paisagem das aldeias dispersas pela montanha. Os concelhos de Resende, Cinfães e Castro Daire foram os mais afetados. Na serra da Lousã, Coimbra, também caiu neve.
O frio, a chuva, o vento e a queda neve nos pontos mais altos das montanhas do Norte e Centro do País vão continuar pelo menos até ao domingo de Páscoa. As temperaturas mais parecem de inverno e no Interior do País vão atingir valores abaixo de zero. O vento vai soprar forte.Esta terça-feira de madrugada, os valores do termómetro baixaram de forma abrupta, muito por culpa da neve que começou a cair com intensidade em praticamente toda a região do Norte e do Interior centro do País. A serra da Estrela acordou vestida de branco acima dos 1600 metros de altitude. O manto branco vai descer a encosta nos próximos dias já que as previsões apontam para queda de neve contínua até domingo. “Vai ser uma Páscoa branca, à moda antiga, na serra. As unidades hoteleiras estão já com reservas entre os 75 e os 90 por cento e a expectativa é esgotar a lotação no fim de semana”, diz João Lindeza, empresário de restauração e hotelaria nas Penhas da Saúde.A neve levou ao encerramento das estradas de acesso à Torre, a partir dos Piornos e da lagoa Comprida, mas a proibição de circulação deverá esta quarta-feira estender-se ao Sabugueiro e à estrada do vale glaciar para Manteigas. No Norte do distrito de Viseu, o manto branco também alterou a paisagem das aldeias dispersas pela montanha. Os concelhos de Resende, Cinfães e Castro Daire foram os mais afetados. Na serra da Lousã, Coimbra, também caiu neve.PORMENORES
Três automóveis ficaram esta terça-feira à tarde bloqueados devido à acumulação de neve na EN202-3, em Melgaço, no distrito de Viana do Castelo. A Proteção Civil resgatou-os.
A neve deve continuar a cair esta quarta-feira em Trás-os-Montes, no Norte do distrito de Viseu e na Guarda. Na serra da Estrela, há previsão de queda de neve até domingo.
A Proteção Civil alerta para os perigos junto à costa em todo o País, devido à forte agitação marítima que deve continuar até sexta-feira. Aconselha a evitar idas à praia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt