Alterações climáticas ameaçam espécies selvagens
Relatório aponta danos catastróficos em recifes dos quais dependem mil milhões de pessoas.
Os recifes de coral de águas quentes, dos quais dependem mais de mil milhões de pessoas e um quarto de toda a vida marinha, estão ameaçados. Um relatório da Universidade de Exeter (Reino Unido) revela que o planeta atinge com os corais o primeiro ponto de inflexão do sistema terrestre, o que causará danos catastróficos.
O relatório elaborado por 160 cientistas de 23 países explica que “pontos de inflexão são limiares críticos do sistema terrestre que, quando ultrapassados, podem levar a mudanças abruptas e irreversíveis para a vida selvagem”. Os cientistas de Exeter consideram que o Mundo enfrenta agora “uma nova realidade”, após atingir “um dos muitos pontos de inflexão” que causarão danos catastróficos, a menos que a humanidade tome medidas urgentes.
Alterações climáticas ameaçam espécies selvagens
A praticamente um mês da próxima cimeira da ONU sobre o clima (COP30), a decorrer no Brasil, o Relatório de Pontos de Inflexão sublinha que sem medidas de proteção os recifes estão perdidos. O relatório avisa ainda que há outras realidades na natureza que, embora com menor gravidade, apresentam riscos devastadores, dando como exemplos o degelo, o colapso das correntes oceânicas e a redução da floresta amazónica.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt