Associação ambientalista Zero contra projeto da central fotovoltaica Sophia
Em causa estão os impactos a nível socioeconómico e ambiental subvalorizados pelo Estudo de Impacte Ambiental (EIA) que contém deficiências, omissões graves e conclusões enviesadas.
A associação ambientalista Zero deu um parecer desfavorável ao projeto da central fotovoltaica Sophia devido aos impactos a nível socioeconómico e ambiental subvalorizados pelo Estudo de Impacte Ambiental (EIA) que contém deficiências, omissões graves e conclusões enviesadas.
No dia em que termina a consulta pública da central solar fotovoltaica Sophia, a Zero alertou, em comunicado enviado à agência Lusa, para "a enorme contestação que se está a gerar à volta deste megaprojeto poder criar um ambiente social desfavorável à aceitação das energias renováveis em Portugal".
"A insistência no desenvolvimento de projetos caso a caso, que são a antítese do ordenamento do território, a ausência de envolvimento da população nas fases iniciais, a inexistência de partilha de benefícios com as populações locais e a desvalorização dos efeitos socioeconómicos e paisagísticos pode minar seriamente os objetivos de neutralidade climática estabelecidos para as próximas décadas", vincou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt