Ativado Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Pombal

Vice-presidente da Câmara, Isabel Marto, confirma que a maior parte do concelho está sem eletricidade.

28 de janeiro de 2026 às 09:49
Ativado Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Pombal Foto: Getty Images
Partilhar

A Câmara de Pombal ativou esta quarta-feira o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil devido ao mau tempo, que já levou ao encerramento das escolas neste concelho do distrito de Leiria.

Na sequência da depressão Kristin, "foi ativado o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil", anunciou nas redes sociais a autarquia.

Pub

"O Município de Pombal encontra-se a monitorizar a situação junto das entidades competentes e recomenda à população que evite a circulação, uma vez que há diversas vias encerradas", adiantou.

Na mesma publicação, a Câmara informou que "foi determinado o encerramento das escolas, como medida preventiva para proteger a comunidade escolar", estando também "canceladas todas as atividades desportivas previstas para os vários equipamentos desportivos municipais".

Uma vez que as redes de comunicação se encontram com acesso limitado, o município aconselha a população a manter-se informada através dos meios de comunicação social e páginas oficiais.

Pub

Esta quarta-feira, a vice-presidente da Câmara, Isabel Marto, declarou à Lusa que a maior parte do concelho está sem eletricidade.

"Temos várias árvores a impedir o trânsito, não temos eletricidade na maior parte do concelho, portanto, neste momento, as escolas estão fechadas", afirmou Isabel Marto, pedindo à população para ficar em casa.

Já o coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil de Pombal, Hugo Gonçalves, adiantou, pelas 08:15, que o concelho tem "muitas ocorrências", havendo registos de "telhados de muitas habitações que voaram", além de muitos sinais de trânsito e árvores no chão, e "vias principais cortadas".

Pub

"Vamos tentar fazer com que as pessoas saiam o mínimo de casa, para conseguir repor a normalidade", declarou Hugo Gonçalves, referindo que se está "a adotar uma estratégia para conseguir começar a dar resposta a todas as ocorrências que têm surgido".

O também comandante dos Bombeiros Voluntários de Pombal acrescentou desconhecer a existência de vítimas.

Portugal continental está esta quarta-feira a ser afetado pelos efeitos da passagem da depressão Kristin, após outras duas tempestades nos últimos dias -- Ingrid e Joseph --, com chuva, vento, neve e agitação marítima, tendo sido emitidos vários avisos pelo IPMA.

Pub

A Proteção Civil está em estado de prontidão especial para nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal.

Os distritos de Coimbra e Leiria foram os mais afetados e no distrito de Lisboa, no concelho de Vila Franca de Xira, uma pessoa morreu quando uma árvore caiu sobre a viatura que conduzia.

O IPMA qualificou a Kristin como "ciclogénese explosiva", termo utilizado para depressões de forte intensidade, tanto em vento como em chuva.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar