Avenida do Mar em Ponta Delgada fechada à circulação pedonal e rodoviária
Agitação marítima nos Açores vai gerar ondas que podem atingir os 14 metros.
A circulação pedonal e rodoviária na Avenida do Mar, na cidade de Ponta Delgada, na ilha açoriana de São Miguel, foi esta quarta-feira interditada devido ao mau tempo, anunciou a Câmara Municipal.
A autarquia de Ponta Delgada referiu em comunicado, divulgado nas redes sociais, que a via "encontra-se temporariamente interditada" por motivos de segurança decorrentes das condições meteorológicas adversas.
A Avenida do Mar, "de passeios largos e ciclovias, é uma obra do século XXI, muito procurada para caminhadas e para passeios de bicicleta à beira-mar. É um autêntico circuito de manutenção física para pessoas de todas as idades", segundo a plataforma autárquica 'Visit Ponta Delgada'.
"Embora tenha início a poente, na freguesia de São Pedro, a Avenida do Mar estende-se maioritariamente pela freguesia de São Roque".
A depressão Leonardo, com um sistema frontal associado, "deverá provocar um aumento significativo da intensidade do vento", com rajadas que poderão atingir os 110 quilómetros/hora nos grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Terceira, São Jorge, Pico, Faial e Graciosa) e os 100 quilómetros/hora no grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A agitação marítima nos Açores vai gerar ondas que podem atingir os 14 metros, com ventos do quadrante oeste até 135 quilómetros por hora, segundo a Autoridade Marítima.
Em comunicado, a Autoridade Marítima indica que a situação "será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante oeste, com uma altura significativa que poderá atingir os oito metros e uma altura máxima de 14 metros, com um período a variar entre os 10 e os 13 segundos".
A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha recomendam, em especial à comunidade piscatória e náutica de recreio que se encontra no mar, o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução.
Recomenda-se ainda o reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas, bem como que os marítimos mantenham um estado de vigilância permanente e acompanhem a evolução da situação meteorológica.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt