IPMA alerta para chuva persistente e por vezes forte até meio da manhã de quinta-feira

Prevê-se queda de neve para os pontos mais altos de Portugal continental.

04 de fevereiro de 2026 às 20:29
Cheias devido ao mau tempo Foto: DR
Partilhar

A depressão Leonardo vai atravessar o continente esta noite e na madrugada, com chuva persistente e por vezes forte, passando a aguaceiros na manhã de quinta-feira, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada, anunciou esta quarta-feira o IPMA.

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) avançou que a depressão Leonardo, nome atribuído pela delegação regional dos Açores do instituto português, se encontrará "inserida numa vasta região depressionária onde irão formar-se vários núcleos nos próximos dias".

Pub

O sistema vai atravessar o continente, com chuva persistente e por vezes forte, até meio da manhã de quinta-feira, prevendo-se "queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, baixando gradualmente a cota para 900 metros" na sexta-feira, "com acumulação nas serras do Norte e Centro".

"Para os dias seguintes prevê-se a passagem de novas superfícies frontais e a continuação deste padrão muito instável", acrescentou o IPMA.

Pub

O sistema vai atravessar o continente, com chuva persistente e por vezes forte, até meio da manhã de quinta-feira, prevendo-se "queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, baixando gradualmente a cota para 900 metros" na sexta-feira, "com acumulação nas serras do Norte e Centro".

O vento irá intensificar-se, a partir da noite de hoje para quinta-feira, "com rajadas até 90 km/h, sendo até 110 km/h nas terras altas", diminuindo de intensidade a partir do final de quinta-feira à tarde e prevendo-se "nova intensificação do vento" a partir da manhã de sábado, em particular na região Sul, adiantou o IPMA.

"Ao longo dos próximos dias, os maiores valores acumulados de precipitação deverão registar-se nas regiões montanhosas do Norte e Centro, podendo, entre os dias 04 e 08 [segunda-feira], atingir 150 a 200 mm (litros/m2)", apontou o instituto.

Pub

A agitação marítima "manter-se-á forte durante este período, prevendo-se ondas do quadrante oeste até seis metros de altura significativa na costa ocidental, podendo atingir 11 metros de altura máxima", diminuindo temporariamente entre a tarde de hoje e a manhã de quinta-feira.

Na costa sul do Algarve, as ondas de sudoeste deverão atingir quatro metros.

O IPMA, devido a esta situação, emitiu avisos meteorológicos de níveis laranja e amarelo (segundo e terceiro nível de gravidade numa escala de quatro) para precipitação, neve, rajada de vento e agitação marítima.

Pub

O aviso amarelo de chuva por vezes forte foi emitido para os distritos de Évora, Faro, Setúbal e Lisboa até às 09:00 de quinta-feira.

Viseu, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo e Braga estão sob aviso amarelo por causa da chuva até às 21:00 de hoje e depois entre as 03:00 e as 09:00 de quinta-feira.

Já os distritos de Bragança, Porto, Guarda, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Portalegre vão estar sob aviso amarelo devido à chuva entre as 03:00 e as 09:00 de quinta-feira.

Pub

O IPMA colocou igualmente sob aviso os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal Santarém, Viana do Castelo e Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga por causa do vento hoje e na quinta-feira, prevendo-se rajadas até 90 quilómetros por hora e até 100 nas serras.

Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso laranja por causa da agitação marítima entre as 12:00 de quinta-feira e as 18:00 de sábado, prevendo-se ondas do quadrante oeste com 5 a 6 metros de altura significativa, podendo atingir 12 a 13 metros de altura máxima.

Os distritos da Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Castelo Branco vão estar sob aviso laranja entre as 12:00 e as 22:00 de sexta-feira devido à queda de neve acima de 800 metros.

Pub

Também por causa da neve, Bragança, Viseu e Aveiro vão estar sob aviso amarelo entre as 15:00:00 e as 22:00 de sexta-feira.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar