IPMA eleva para vermelho alerta de chuva para o Porto e mantém 12 distritos sob aviso laranja

Alerta laranja devido à agitação marítima prolonga-se até às 09h00 com ondas a poder atingir os 11 metros de altura.

28 de setembro de 2025 às 07:17
Chuva Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Os serviços meteorológicos subiram para vermelho o nível de alerta de chuva para o distrito do Porto e mantêm 12 distritos continentais sob aviso laranja, devido à agitação marítima e chuva causadas pela passagem da depressão pós-tropical Gabrielle.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aumentou também o número de distritos com o alerta laranja devido à agitação marítima, que são, segundo um comunicado divlgado às 04h53, para além de Aveiro, Porto, Leiria, Lisboa, Setúbal e Faro, incluídos num alerta dovulgado ao ínicio da noite, agora também Beja, Braga e Coimbra.

Pub

O alerta laranja devido à agitação marítima prolonga-se até às 09h00, com "ondas de oeste/sudoeste com cinco a seis metros de altura significativa, podendo atingir 11 metros de altura máxima", descreve o IPMA.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil disse à Lusa a meio da madrugada que não havia "ocorrências significativas" a assinalar e o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto confirmou o mesmo: "houve um aumento do número de ocorrências, mas não temos nenhum ocorrência significativa a reportar", afirmou fonte do comando distrital.

Para além do alerta vermelho, assinalado pelo IPMA para o distrito do Porto, a previsão de precipitação, "em especial até meio da manhã", justifica agora o alerta laranja nos distritos de Braga, Castelo Branco, Coimbra, Guarda e Viseu, grupo a que os serviços de meteorologia acrescentaram o distrito de Aveiro, e retiraram o de Beja.

Pub

Todos os distritos de Portugal continental vão estar também sob aviso amarelo devido ao vento, com "rajadas até 90 km/h, em especial no litoral e zonas de serra", prolongando-se este aviso até as 18h00 nos distritos do litoral e vigorando durante a madrugada no interior.

A região Norte será a mais afetada pela passagem da depressão pós-tropical Gabrielle, mas o IPMA informou que permanece alguma incerteza relativamente à trajetória da depressão pós-tropical, que afetou primeiro o arquipélago dos Açores na quinta-feira.

A Proteção Civil açoriana registou 196 ocorrências no arquipélago, sem feridos, e foi necessário realojar 16 pessoas, segundo o balanço mais recente, do final da manhã.

Pub

O Governo Regional decretou situação de alerta para o período entre as 18h00 de quinta-feira e as 18h00 deste domingo, com o encerramento de serviços e várias proibições, para os grupos Ocidental e Central, mas o fim desta situação foi já decretado, antes da hora prevista. Escolas e serviços públicos mantêm-se, contudo, encerrados. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar