Milhares continuam sem água e luz após depressão Kristin. Vandalismo agrava cortes no abastecimento
Para reduzir prejuízos, ministra do Ambiente e Energia defende enterramento das linhas elétricas.
Milhares de pessoas continuam sem luz nem água na sequência da depressão ‘Kristin’, - faz amanhã uma semana - que colocou 68 concelhos em situação de calamidade. Ao início da tarde de segunda-feira a E-Redes divulgou que 134 mil clientes estavam sem energia elétrica, dos quais 95 mil em Leiria, 22 mil em Santarém, 11 mil em Castelo Branco e mil em Coimbra. Uma situação que levou a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, a defender o enterramento das linhas elétricas para reforçar a resistência da rede.
A Águas do Ribatejo registou vários furtos de contadores de água, sobretudo em Coruche e Salvaterra de Magos, que representam “prejuízos significativos” com perdas de água e interrupções no abastecimento às habitações afetadas pelo mau tempo. Também os Serviços Municipais de Água e Saneamento de Leiria revelaram que um furto ocorrido na estação de tratamento da Boavista obriga a racionalizar a água. A câmara, GNR e PSP alertam para suspeitos que se fazem passar por funcionários de entidades oficiais e com informações falsas que tentam burlar a população. A GNR divulgou ainda que permaneciam cortadas 70 vias. E na Linha do Norte a circulação ferroviária esteve interrompida entre Alverca e Castanheira do Ribatejo (Vila Franca de Xira) devido a inundação.
O Ministério da Justiça divulgou igualmente que a eletricidade foi restabelecida em todos os tribunais, mas permanecem as dificuldades, como no abastecimento de água, agravado por atos de vandalismo.
E TAMBÉM
Montemor-o-Velho
O presidente da Câmara de Montemor-o-Velho pediu ao secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, “a suspensão temporária do pagamento de portagens na A14, enquanto se mantiverem limitações” em várias estradas do concelho. Por razões de segurança, a saída 4 da A14 continua encerrada.
Elvas pede telhas
A Câmara de Elvas está a apelar à doação de materiais de construção, como telhas, para ajudar as populações de Leiria e Marinha Grande.
Proença dois feridos
Um casal, de 64 e 67 anos, ficou ferido, na segunda-feira, após ser atingido por uma árvore, em Proença-a-Nova. Os dois passeavam quando a árvore caiu, embateu numa linha de baixa tensão e acabou por atingi-los. A mulher sofreu ferimentos graves.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt