Sabe porque é que está a "chover lama"? CM explica
A situação deverá manter-se até ao final da tarde deste sábado.
Aproveitou o fim de semana para passear e deparou-se com o carro coberto de lama? Depois de uma passagem rápida do calor, o frio está de regresso a Portugal, que está a ser afetado por "chuvas de lama". O CM conversou com Patrícia Gomes, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que esclareceu o que causa este fenómeno.
De acordo com a especialista, as "chuvas de lama" resultam da combinação da precipitação e das poeiras vidas do norte de África, que ficaram entretanto depositadas na superfície.
"As poeiras [vindas do norte de África] atingiram Portugal Continental durante a tarde de sexta-feira e no final de dia começou a ocorrer precipitação nas regiões norte e centro do País. Estas poeiras foram depositadas na superfície, o que leva a que os carros fiquem com uma camada de lama assim que chove", explica.
A situação deverá manter-se até ao final da tarde deste sábado, sendo posteriormente amenizada devido a uma superfície frontal fria que vai deslocar as poeiras para o interior da Península Ibérica. Segundo a meteorologista, apesar de o fenómeno poder causar um certo aparato, não há registo de ocorrências significativas.
As autoridades de saúde recomendam à população que permaneça preferencialmente em casa, que use máscara nas saídas para a rua e evite atividades desportivas ao ar livre.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt