Tempestade Martinho causou 8241 ocorrências de mau tempo no País entre as 00h00 e as 18h00

Área Metropolitana de Lisboa, com 5051 situações foi, de longe, a região do país mais afetada.

20 de março de 2025 às 18:53
Chuva Foto: Direitos Reservados
Partilhar

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 8241 ocorrências relacionadas com a passagem da tempestade ‘Martinho’ pelo território português, entre as 00h00 de quarta-feira e as 18h00 desta quinta-feira.

A Área Metropolitana de Lisboa, com 5051 situações foi, de longe, a região do país mais afetada. Só na cidade de Lisboa, foram, até agora, 3082 intervenções. Segue-se a região centro,  com 1656 ocorrências.

Pub

Fonte oficial da ANEPC disse esta quinta-feira à tarde ao CM que foram mobilizados 26402 operacionais (bombeiros e elementos das forças de segurança), com o apoio de 9148 viaturas.

As quedas de árvores deram a maior parte do trabalho ao dispositivo de socorro: 4485 ocorrências. Seguem-se as quedas de estruturas, com 2019, e as acumulações de água, com 1480.

A ANEPC destaca um ferido grave no concelho de Sintra (um homem atingido pela queda de uma árvore), e ainda os 13 desalojados na Lourinhã, e as 200 pessoas que também ficaram sem teto num parque de campismo de Pinhal Novo, concelho de Palmela.

Pub

Pelas 18h00 desta quinta-feira, a linha ferroviária de Cascais mantinha-se cortada no troço compreendido entre Algés e Cascais, depois de um comboio ter chocado com uma catenária a meio da madrugada de hoje, entre as estações de Paço de Arcos e Caxias.

No que resta do dia de hoje, e em relação às primeiras horas de amanhã, sexta-feira, a mesma fonte oficial da ANEPC não prevê um agravamento do estado do tempo semelhante ao ocorrido entre o final da noite de ontem e a madrugada desta quinta-feira. Apesar de amanhã ainda estarem previstos aguaceiros fortes, a maior intensidade dos mesmos será nas regiões Norte e Centro, correspondendo à passagem da tempestade Martinho para o Norte da Península Ibérica. Amanhã ainda está prevista queda de neve acima dos 1200 metros de altitude.

Para sábado, a velocidade do vento deverá baixar, e domingo já está previsto um desagravamento geral no país.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar