“Vamos ter ajuda?”: Algarvios lesados pelo mau tempo exigem respostas
Chuva provoca inundações e deixa estragos. Período crítico ocorreu entre as 06h00 e as 07h00.
Várias cidades algarvias acordaram, na quarta-feira, com ruas transformadas em autênticos rios. Em Faro, a Rua de São Luís, cujos problemas de escoamento já são conhecidos das autoridades, voltou a registar inundações. “No ano passado, a água já tinha invadido o meu estabelecimento e agora voltou a acontecer”, relatou ao CM o proprietário de uma barbearia. “Nós temos tudo preparado para tentar minimizar os estragos. Já temos comportas, mas mesmo assim a água vem com muita pressão e as sarjetas não têm capacidade de escoamento”, lamentou outro lojista. A forte chuva que caiu deixou estabelecimentos inundados e veículos quase submersos.
“Eu quero saber: vai haver ajuda?” Foi assim que, revoltada, uma moradora que viu a viatura atingida pela muita água acumulada confrontou o novo autarca, António Pina, que se deslocou ao local. Ainda em Faro, houve outras zonas que sofreram inundações. No Campus da Penha da Universidade do Algarve, a água entrou nas oficinas do curso de Artes Visuais. “Por volta das sete da manhã, tínhamos água até aos joelhos. Perdemos vários trabalhos, ficou tudo sujo”, descreveu ao CM uma aluna.
Segundo a Proteção Civil, o período mais crítico de chuva ocorreu entre as 06h00 e as 07h00 - com um registo de precipitação de 30,8 milímetros. Houve reforço de meios em Faro e Vila Real de Santo António, que foram os concelhos mais afetados. A chuva intensa levou mesmo o IPMA a elevar o aviso de precipitação para vermelho, o nível mais grave, no distrito de Faro. Até ao final da manhã foram registadas 57 ocorrências, sobretudo de inundações em perímetro urbano. Em Monte Gordo, na Rua Nova de Lisboa, houve residências afetadas pela água. Os moradores foram apoiados pelas equipas da autarquia. Na Avenida da República, em Olhão, o túnel ficou intransitável. Uma viatura que por lá passava ficou parcialmente submersa. Os bombeiros estiveram no local.
E TAMBÉM
Projeto de cinco milhões
O recém-eleito presidente da Câmara de Faro, António Pina, deslocou-se à Rua de São Luís e ouviu as queixas dos moradores e comerciantes face às cheias nesta zona da cidade. “Temos de colocar como primeira prioridade fazer esta obra, não dá para adiar mais 16 anos. Há um projeto na ordem dos 5 milhões de euros”, referiu.
Caos repetido nas ruas
Em dezembro de 2022 a Rua de São Luís já tinha sido fustigada pelas fortes chuvas. Houve empresários com milhares de euros em prejuízos.
IPMA atualiza aviso
A chuva forte que caiu no Algarve entre as 06h00 e as 07h00 de quarta-feira levou o IPMA a alterar o aviso laranja em vigor para aviso vermelho até às 10h00. O sotavento algarvio registou a maioria das ocorrências do mau tempo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt